Kundalini03.jpg (53678 bytes)

Kundalini

kun_snake.jpg (2551 bytes)K

    u

    d

    a

     l

     i

    n

     i

O que é Kundalini?
O Despertar da Kundalini
Kundalini Yoga
Prana e a Espiral Kundalini
O Simbolismo da Serpente
A Transformação da Energia Sexual

torch.gif (1376 bytes)

Veja Também

Chakras
Mantras, Tantras & Yantras
EXERCÍCIOS PARA MANTER A COLUNA FLEXÍVEL

Técnicas de posturas de kundalini yoga.

Esta é uma série de exercícios para apresentá-lo à kundalini Yoga.

Um dos princípios básicos na manutenção de um corpo saudável é a manutenção de uma coluna flexível. Muitos dizem que o segredo da juventude'está na flexibilidade de sua coluna.

Começando
Sente-se confortavelmente e concentre-se em sua respiração. Diminua sua respiração e respire com sua barriga. Entre em contato com as sensações em seu corpo. Sintonize-se com seu próprio ritmo. Espere alguns minuto parase acalmar, centre-se e acomode-se no espaço.

Sintonizando
Antes de começar a prática da Kundalini Yoga, sempre "sintonize-se" cantando o ADI MANTRA.

blline.gif (4725 bytes)

Exercícios

Rotação da Pelvis

Pelvis RotationsSente-se na posição fácil. Coloque suas mãos nos joelhos. Gire a pelvis ao máximo em um movimento de 'moer'.

Faça 26 rotações ou 1-2 minutos em cada direção.

Benefícios: Este exercício abre a energia na parte inferior da coluna, massageia os orgãos internos e ajuda na digestão.

 

Flexão da Coluna

Sente-se na posição fácil. Segure seus calcanhares. Quando inalar com força e rapidamente, flexione sua coluna para frente mantendo os ombros relaxados e a cabeça ereta.NÃO mova sua cabeça para cima e para baixo. Exale e relaxe sua coluna de volta Continue com ritmo fazendo respirações fortes e rápidas. Quando inalar, sinta a energia descendo sua coluna. Quando exalar sinta a energia voltando para cima até o terceiro olho. Mentalmente repita SAT no movimento para baixo e NAM no movimento para cimaSpinal Flex

1-3 minutos ou até 108 vezes.

Para finalizar inspire profundamente, prenda a respiração, aplique a tranca raíz (mulbhand), exale e relaxe. Sente-se calmamente e sinta a energia circular em sua coluna e por todo o seu corpo.

Benefícios: Este exercício estimula e alonga a coluna na parte inferior.

Flexão da Coluna sobre os calcanhares

Spinal Flex on Heels

Sente-se sobre seus calcanhares, coloque suas mão em suas coxas Continue com a flexão da coluna como no exercício anterior junto com respiraçãoes fortes e rápidas.

1-2 minutos.

Benefícios: Este exercício trabalha o meio da coluna e o Chakra do Coração

Rotação do Pescoço

Sente-se com a coluna ereta mas relaxada. Ajuste sua cabeça para que você a sinta apoiada no topo de sua coluna. Você consegue isto movendo um pouco sua cabeça para trás e trazendo seu queixo ligeiramente para baixo. Gire seu pescoço lentamente em uma direção e depois na outra Deixe o peso de sua cabeça mover a sua cabeça no giro. Faça isso metodicamente e muito devagar para que você sinta os pontos de tensão e assim poder trabalhar a tensão.

Neck Roll

Pelo menos um minuto em cada direção.

Para terminar: Depois do exercício, sente-se calmamente e permita-se sentir as sensaçòes em seu corpo e coluna.

Benefícios: Este exercício remove a tensão no pescoço e estimula a tireóide.

Torção Lateral

Sente-se sobre seus calcanhares. Coloque suas mãos no ombros, dedos para frente e polegares para trás. Inale e gire para a esquerda. Esxale e gire para a direita. Gire sua cabeça na mesma direçao do movimento.Sinta sua coluna aumentar gradualmente a sua torção. Mantenha os cotovelos paralelos com o chão, permitindo assim seus braços girarem livremente com o corpo. Este exercício pode ser feito de pé.

Side TwistsContinue por 1-2 minutos oo 26 vezes.

Para terminar: Inale no centro, prenda a respiração, aplique a tranca raíz,  exale, relaxe e sinta a energia circular, especialmente no nível do coração.

Benefícios: Este exercício abre o centro do coração e estimular a parte superior da coluna. Side Bends

 

Flexões Laterais

Na posição fácil, junte suas mãos atrás do pescoço na Fechadura Venus( dedos entrelaçados) e se curve (sem ir para frente) para os lados em sua cintura, apontando seus cotovelos em direção ao chão por trás da perna. Inale quando se dobrar para a esquerda, exale  para a direita.Não arqueie nem contraia suas costas. Curve para os lados somente. Este exercício pode ser feito de pé.

1-2 minutos ou 26 vezes.

Benefícios: Flexões Laterais estimulam o fígado e o cólon e aumenta a flexibilidade da coluna

Dar de ombros

Shoulder Shrugs

Ainda sobre seus calcanhares ou na posição fácil, encolha ambos os ombros; para cima na inalação e para baixo na exalação.Imagine-se tentando encostar seus ombros nas orelhas. Nos movimentos para baixo do ombros simplesmente deixe-os cair. com seu peso.

1- 2 minutos.

Para terminar: Inale para cima, prenda, aplique a tranca raíz, e relaxe.

Benefícios: Este exercíco solta sua tensão nos ombros e relaxa a parte superior das costas.

Cobra

Deite-se no chão com as palmas abaixo dos ombros. Quando inalar, arqueie suas costas para cima, elevando o nariz, depois o queixo, depois pressionando com suas mãos vértebra por vértebra, até estar arqueado o máximo possível sem forçar a parte inferior das costas concentrando-se em uma boa esticada do centro do coração para cima. Respire longa e profundamente ou faça a Respiração do Fogo

Cobra

2-3 minutos

Para terminar: Inale, prenda, empurre a energia para cima na coluna com a tranca raíz. Exale vagarosamente e desça muito devagar desdobrando uma vertebra de cada vez.

Relaxe. 1-3 minutes.

Benefícios: Este exercício fortalece a parte de baixo das costas. Remove a tensão nas costas e equilibra o fluxo da energia sexual com a energia do umbigo.

Balançar sobre a Coluna

Traga seus joelhos até o peito, agarre-os com os braços, balance para frente e para trás sobre a coluna massageando-a gentilmente, do pescoço até a base da coluna. Certifique-se de fazê-lo em uma superfície macia.

1-2 minutos.

Benefícios: Este exercício circula a energia e relaxa a coluna

Alongamentos alternados das Pernas

Sentado no chão, abra suas pernas ao máximo, segurando seus dedões ou qualquer outra parte das pernas que possibilite você ficar nesta posição mantendo seus joelhos retos (não dobrados). Inale no centro (posição central inicial) e exale abaixo sobre sua perna direita. Movimente-se sobre os quadris para abrir a pelvis. Evite simplesmente se curvar e arquear a parte superior da coluna. Mantenha sua coluna confortavelmente ereta e consiga um bom alongamento em suas costas. Solte seus músculos e não os tensione. Continue respirando com força.

1-2 minutos.

Para terminar: Inale no centro, prenda, aplique a tranca raíz e depois relaxe. traga suas pernas juntas e balance-as para cima e para baixo algumas vezes para relaxar os músculos e massageá-los.

Benefícios: Abre a pelvis e alonga os músculos da perna.

Alongamento do Nervo da Vida

Pernas estiradas, traga o pé direito para dentro da coxa esquerda, e lentamente se curve e agarre seu pé ou calcanhar (ou qualquer lugar que lhe seja confortável), mantendo sua perna estirada no chão. Respire longa e profundamente ou faça a Respiração do Fogo.

1-2 minutos para cada lado.

Para terminar: Inale profundamente e  exale várias vezes aprofundando o alongamento. Depois, lentamente se levante. Balance as pernas e lhes faça uma massagem. Mude de lado e repita o exercício.

Benefícios: Este exercício alonga os músculos das pernas e solta a parte inferior das costas.

Gato Vaca

Coloque-se sobre seus joelhos e mãos com os joelhos e ombros bem abertos. Inale quando flexionar sua coluna para baixo e trazendo sua cabeça para trás.. Exale quando flexionar sua coluna para cima, numa posição em arco, com a cabeça para baixo. Mantenha seus braços estirados.Continue com rítmo respirando com força, aumentando gradualmente a velocidade à medida qeu sua coluna ficar mais e mais flexível

1-3 minutos.

Para terminar: Inale em vaca saggy, prenda puze a energia para cima com a tranca raíz. Exale e relaxe sobre seus calcanhares.. Sente-se calmamente e deixe sua respiração abrandar. Sinta a energia circular. Concentre-se no terceiro olho

Benefícios este exercício é conhecido como o Quiroprático kundalini. Feito regularmente ele solta e ajusta a coluna

Exercício Me Levanta

Deite-se sobre suas costas e simplesmente relaxe por algum instantes.Depois dobre seus joelhos e recolha seus calcanhares em direção as suas nádegas, mantendo seus pés apoiados no chão. Agarre seus tornozelos e lentamente levante seus quadris, arqueando sua coluna lombar e levantando seu umbigo em direção ao céu. Quando se levantar, inale lentamente pelas narinas. Prenda a respiração a medida que você gentilmente se estica, se levantando o mais alto possível, enquanto estiver confortável, depois relaxe lentamente descendo seu corpo e exalando pelas narinas.

Pick Me UpRepita vagarosamente este exercício de levantar e abaixar pelo menos 12 vezes, sincronizando sua respiração com o movimento dos quadris, e no máximo 28 vezes. Para ir do mínimo de a2 ao máximo de 28, aumente sistematicamente o seu total de 1-2 levantamentos por dia.

Para terminar: Inale para cima, prenda por dez segundos, puxe seu umbigo para dentro e aplique a tranca raiz. Depois relaxe deitado, esticando suas pernas. Totalmente relaxado sentindo a efeito energético deste exercício.

Dicas para o exercício: Se você não puder agarrar seus calcanhares, deixe seus braços ao lado de seu corpo e use-os para ajudá-lo a se levantar. Este exercício lhe ajudará a aprofundar suas respirações. Mantenha seus olhos fechados, neste e nos outros exercícios para que você possa sentir melhor o seu corpo se beneficiando dos movimentos restauradores, e também para se evitar distrações visuais.Descanse sobre suas costas por dois minutos depois do exercício e simplesmente aproveite dos efeitos vitalizadores.

Benefícios: Este exercício libera o estresse abdominal. Ele lhe dá um impulso em sua energia por todo o seu corpo que irá durar por todo o dia.. Ele também estimula a tireóide. Melhora sua respiração ajudando-o a respirar mais profundamente e aumenta o seu nível de energia. Ele move sua energia da parte infeior da coluna para a parte superior.

Relaxamento

Relaxe profundamente sobre suas costas, braços ao lado, palmas para cima. Simplesmente observe as sensações corporais e permita que elas se manifestem.

 Meditação

MeditationSente-se calmamente e medite. Esteja presente com as sensações em seu corpo aumentando sua consciência para incluir cada parte de seu corpo e sua coluna. Consolide sua presença sentindo suas sensações simultaneamente por pelo menos um minuto. no final.

2-5 minutos ou o tanto que quiser.

Para terminar: Inale e exale profundamente 3 vezes. Levante seus braços acima de sua cabeça, alongue sua coluna, balance os braços e envie bençãos para o mundo. Leve este sentimento de benção e gratidão com você por todo o dia.

Benefícios da série: Esta série de exercícios trabalha sistematicamente da base ao topo de sua coluna Todas as 28 vértebras recebem estímulos e todos os centros de energia (chakras) recebem uma eclosão de energia. Estes exercícios aumentam a circulação do líquido espinhal, que contribui para uma maior clareza mental. Práticas regulares desta s';erie lhe dará uma grande vitalidade e ajudará na prevenção de dores lombares, reduz a tensão e lhe mantém jovem com o aumento da flexibilidade de sua coluna

Quando praticar: Esta série pode ser feita pela manhã para lhe dar energia extra para enfrentar o dia. Também pode ser feita à tarde antes da janta bpara revitalizá-lo depois de um dia  cheio de trabalho e lhe dá energia para a noite.

Respiração e Mantra: Os efeitos poderosos dos exercícios Kundalini são feitos, combinando respiração e mantra.na Kundalini Yoga coordenamos tanto uma inalação quanto uma exalação poderosa com os movimentos ou fazemos a respiração longa e profunda ou Respiração do Fogo, com as poses que são feitas. Toda a respiração durante os exercícios, tanto a inalação quanto a exalação, é feita através do nariz com a boca fechada, a menos que seja especificado o contrário.

O uso de um mantra, cantado internamente ajuda a focalizar a mente e a limpar as obstruçòes. O mantra usado é o Sat Nam. Durante os exercícios, mentalmente cantando Sat ao inalar e Nam ao exalar.

(Veja também Os Fundamentos da Kundalini Yoga

Seu próprio ritmo: Comece e continue a sua prática ao seu próprio rítmo. Isto não é uma competição para ver quais as posições difíceis voce pode fazer.O objetivo é ativar seu sistema glandular e fortalecer seu sistema nervoso para se sentir com mais energia e se sentir mais vivo.Vá até seu limite, mas nunca além dele.

Entre os Exercícios: Tire 30 segundos para relaxar entre os exercícios e concentre-se na energia que está sendo ativada em seu corpo. A energia automaticamente se ajustará e irá para onde for necessário.Seu único trabalho é estar presente e nunca tente fazer algo acontecer. Se você fizer os exercícios, algo já está acontecendo e com o tempo você perceberá.

COMPONENTES ADICIONAIS: Depois que você já estiver fazendo a série acima sem dificuldades, e de cor, você poderá adicionar alguns componentes avançados entre a Rotação do Pescoço e a Torção Lateral. Siga as instruções cuidadosamente. Se tiver dúvidas entre em contato comigo.

Sobre os Ombros e Arado

Shoulder Stand & Plow Sobre suas costas ( Certifique-se que seu pescoço esteja protegido por uma superfície macia), levante suas pernas e torso acima da cabeça, suportando seu corpo com suas mãos na cintura e estendendo suas pernas e quadris em uma linha reta, com uma respiração longa e profunda , por 1 ou 2 minutos.Depois desça os pés para trás da cabeça para a posição Arado, descansando seus braços no chão. Descanse lá por um minuto antes de lentamente descer os seus quadris até o chão, lentamente, vértebra por vértebra.

Benefícios: Este exercício dobra e alonga toda a coluna, especialmente o pescoço e as vértebras dorsais. Ele estimula a tireóide e o Chakra da Garganta, e relaxa e energiza a coluna.

Posição do peixe

Sente-se na posição Lótus, ou com as pernas esticadas e dobre-se sobre seus cotovelos arqueando o sternum (osso no meio do peito) com o peso no topo de sua cabeça e seus quadris. Agarre seus dedões com os dedos opostos e faça a Respiração do Fogo ou uma respiração longa e profunda por 1 ou 2 minutos.

A Posição Peixe é a contra-posição para a posição Arado e a posição de Dar de Ombros. Ela previne ou corrige  ombros caídos e pescoço pontudo. Ela também estimula a tireóide e o Chakra da garganta.

       kunfleur.gif (4252 bytes)

Exercícios , Mantras & Asanas

Posturas de Kundalini Yoga (Asanas)
Pranayama - Técnicas de Respiração
Bandhas (Fechaduras) de Kundalini Yoga
Mudras usados na kundalini Yoga
Preparação para a Prática Kundalini
Oração da Kundalini
Respiração Energética
Exercícios de Relaxamento (Meditação)
Exercícios para Potência Sexual
Exercícios para combater a raiva e o estresse
Exercícios para a harmonia nos relacionamentos

home.gif (8954 bytes)

e-emaildove.gif (4368 bytes)

top.gif (1137 bytes)

Criada em 16 Fev 2003

amapa.gif (1202 bytes) Mapa do Site

Última Atualização em 14 mar 2012