Urso

urso.jpg (20257 bytes)Divindade cultual mais antiga do mundo que é considerada como sendo um símbolo do inconsciente, ligado à terra-mãe, e é uma representação simbólica de nossos instintos.

Debaixo desta figura imponente se oculta uma alma bondosa. Indica que você deve deixar manifestar suas qualidades, esses pensamentos nobres que você tenta esconder por detrás de sua aparente auto suficiência. se no sonho o urso aparece junto da pessoa à qual você está intimamente ligado(a), fará uma referência às relações que mantêm com ela Esta é a mensagem que o urso lhe transmite: é possível que você não necessite de ninguém te rasgue o peito, mas, será melhor compartilhar seus desejos, interesses e preocupações com as pessoas que você tem ao redor.

O urso é uma criatura de contrastes; possui uma força enorme e ainda assim adora frutas e mel. Por causa de seu habito de hibernar durante os meses de inverno, os urso podem representar ressurreição. Foi o emblema para os reinos da Pérsia e da Rússia. Para os Celtas é símbolos do guerreiro.

Na Psicologia Junguiana o urso representa o perigo causado pelo conteúdos incontroláveis do inconsciente e por causa disto é freqüentemente associado como um atributo do homem cruel e rude.

A energia do urso é a energia que procura a sua verdade mais profunda, e com a descoberta desta verdade você é agraciado com o mel da vida - a doçura que vem com o saber de quem você realmente é. A energia do urso o ajuda a ir para dentro e tocar o grande vazio de onde a criação e você vieram. Entrando no silêncio nos damos a oportunidade de retornar ao mundo mais forte e mais sábio. O Urso também nos ensina que parar de pensar não é o fim do mundo; com sua energia podemos ver que somos muito mais do que nossos pensamentos. Portanto, tire uma folga e explore o seu interior. Do lugar do urso podemos ver que a vida é mais parecida com um sonho e que o nosso verdadeiro eu não é tão amarrado aos assuntos terrenos.

sleepwalk.gif (14554 bytes)

Voltar à

Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas

Ter o símbolo do urso com você é afirmar a sua intenção de fazer viagens interiores e se conectar com lugares onde a intuição e o "saber sem pensar" são as regras.

Algumas atividades que podem lhe ajudar nesta conexão é a meditação, sonhar , fazer longas caminhas sozinho e desligar a televisão.

Ser perseguido ou atacado por um urso denota agressão, grandes obstáculos e competição. Você pode se encontrar em uma situação ameaçadora..

Também significa um ciclo de vida e morte e renovação, pode ser um sinal de um período de introspecção e pensamento.

®Sergio Pereira Alves

www.salves.com.br