Abismo

Símbolo ambivalente, tanto na profundidade quanto na noção de abaixamento e inferioridade. Normalmente é um símbolo de incerteza da infância, o abismo pode também representar profundezas ou alturas indefinidas e está intimamente associado com evolução, tanto individual quanto universal.. "O homem tem que confrontar o seu abismo pessoal pelo menos quatro vezes durante sua vida, isto é, ele tem que reconsiderar suas convicções e questionar seus motivos para alcançar a maturidade." (Julien, 5).

Também está associado com a "terra dos mortos" e com o submundo, ou Inferno, e é identificado como o lugar onde o espírito dos mortos devem ser lançados.

sleepwalk.gif (14554 bytes)

Voltar à

Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas

Essa imagem nos leva pelo reino da Grande-Mãe ctônica, do arquétipo da mãe com todas as conotações que lhe são inerentes, do insondável e sem fundo, do mundo do inconsciente e da mãe terrível. O abismo costuma aparecer simbolizando os aspectos ainda informes da consciência, mas que contém em si infinitas possibilidades. Ele é o campo das forças desconhecidas do inconsciente, do potencial que jaz adormecido e que precisa de resgate. Quando essa imagem nos surge em sonhos, pode estar se referindo ao grande medo que sentimos frente a todos os poderes que desconhecemos e que se nos apresentam como incontroláveis uma vez que não os dominamos.

O abismo significa uma obstáculos que você tem que ultrapassar em sua vida. Ele pode estar criando ansiedade para você. Você está com medo e/ou incerto do que você descobrirá de você mesmo(a) e seus sentimentos e medo escondidos.

Cair em um abismo simboliza as profundezas de seu inconsciente. o abismo pode representar seu medo primal e sentimentos de cair no poço do desespero.

® Sérgio Pereira Alves

www.salves.com.br